Aqui descrevo brevemente cada uma das 13 competências emo‐ cionais que sugiro serem importantes para você treinar e atingir seus objetivos, independente de quais forem. Isso porque a ideia está alicerçada na sua individualidade, na sua conectividade, no seu bem‐ ‐estar e no bem‐estar dos que estão conectados a você.

Não pretendo reinventar a roda, tampouco criar uma teoria milagrosa. Você vai ver como é simples, e está ao seu alcance.

Competências para a plasticidade emocional:

1‐PERSEVERANÇA: Qualidade de quem persevera; persistência bem forte e constante; firmeza nos propósitos; tenacidade e disciplina para a conquista de algo.
Ato de realizar misturado a esperança em fazer grande diferença.

2‐INTUIÇÃO: Conhecimento direto e espontâneo sobre uma ver‐ dade de qualquer natureza, que serve de base para o raciocínio e remete não apenas às pessoas e coisas, mas também às relações entre elas.
Ou ainda, capacidade de um indivíduo emitir julgamentos exatos e justos sem justificação lógica e sem necessidade de análise.
Estar com o cérebro e o coração sintonizadíssimos.

3‐EMPATIA: Habilidade de imaginar‐se no lugar de outra pessoa. Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem. Exige um ato de envolvimento emocional e/ou cognitivo em relação a uma pessoa, ou um grupo, ou uma cultura. Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação para interpretar o sentimento do outro.
Encaixar o seu coração no coração do outro.

4‐RESILIÊNCIA: Termo nasceu a partir de uma propriedade mate‐ rial: elasticidade que faz com que certos corpos ou estruturas deformadas voltem à sua forma original. Aplicando em nossas vidas, é a capacidade de adaptação e recuperação mediante uma adversidade. É diferente de resignação e aceitação, vai bem além.
Quando pensamentos e sentimentos são flexíveis e maleáveis, resul‐ tando em elasticidade mental, força emocional e sabedoria.

5‐FOCO: Ponto de conversão da atenção.
Corpo e mente concentrados e atentos no alvo de interesse.

6‐GENTILEZA: Ato de educação, de respeito ao outro, sendo gen‐ til, amável e cordial.
Gente que é gente enfeita o coração do outro.

7‐GRATIDÃO: Agradecimento pleno, reconhecimento verdadeiro. Dar graças à Deus, ao outro e ao acontecido.

8‐CRIATIVIDADE/INOVAÇÃO: Produzir ou tornar algo novo de modo criativo. Inventar ou imaginar, solucionar com novidade. Resolver um problema com inventividade, utilidade e maestria.
Criar valor com renovação e ousadia.

9‐OTIMISMO: O sorriso, a risada verdadeira e genuína. É o exer‐ cício de achar que tudo está ótimo, apesar das adversidades. Não é negar a realidade, tampouco negar o hoje ruim, mas sentir que amanhã poderá melhorar. Disposição, natural ou adquirida para o ótimo, ou para o melhor.
Disponibilidade de ver as coisas pelo lado bom e positivo e esperar sempre um desfecho favorável.

10‐AUTOCUIDADO/AUTOCOMPAIXÃO: Poder olhar para si mesmo, e sentir que merece e deve se cuidar. Aceitar seus erros, imper‐ feições e apesar disso, se dar colo cultivando humildade e amor próprio.
Abraçar‐se para esquentar a alma, corpo e o coração.

11‐FÉ: Convicção, que algo aconteça mesmo que todo o resto indi‐ que o contrário, ou mesmo que não haja comprovação.
Confiança total no outro, na vida, ou numa ação/situação.

12‐PERDÃO: Aceitar um fato ou o outro, de bom grado. Perdoar pode ser bem difícil, mas é libertador e de grande sabedoria.
Dar um presente ao seu coração depois de grande esforço.

13‐CORAGEM: Destemor. Enfrentar o outro ou uma situação com bravura. Atitude de enfrentamento.
Coração forte.

14‐ GENEROSIDADE: É o oposto de ser mesquinho. É fazer algo de bom e de bem ao outro, com gratuidade.
Gente que é gente também abraça o coração do outro.

15‐ PACIÊNCIA: Manter o autocontrole e a calma ao longo do tempo mediante uma tarefa ou situação.
É o cultivo da ciência para a paz.

Descobri que podemos otimizar, colaborar, para alcançar nossos objetivos, usando nossa Plasticidade Emocional, ou seja, treinar as competências acima para se tornar um ser humano ainda mais completo, mais realizado e mais pleno de suas capacidades.


Quer se aprofundar um pouco mais neste tema ?