Perguntas:

  1. O que é o sentimento de decepção? É um sentimento importante para o nosso crescimento pessoal?
    A decepção faz parte de uma “régua”emocional” que nós humanos experimentamos. Podemos ficar, em uma escala do menor para o maior, chateados, desapontados, decepcionados, frustrados, magoados. A decepção também tem a ver com nossas expectativas, assim como a frustração. Porém, ficar decepcionado pode nos entristecer, nos encher de tristeza; e ficar frustrado frequentemente engloba a raiva também. É um sentimento importante de vivenciar e aprender a lidar porque faz parte de situações inerentes da vida. Para crescer, conquistar e se relacionar não tem como não enfrentar as diferenças entre as pessoas, que são sempre diferentes de nós, uma vez que somos únicos e singulares.

  2. Podemos nos prevenir de sentir decepção ou é algo inevitável?
    Podemos amenizar ou prevenir quando deixamos claras, verbalizadas nossas intenções e o que esperamos e conferimos o entendimento de nossas expectativas com relação ao outro. Quanto mais ciência e consciência menos corremos maiores riscos de nos decepcionar. Portanto não economize na clareza e objetividade de suas expectativas para com outrem. Se vai aceitar o pedido de namoro, coloque as cartas na mesa, antes de se entregar à “paixão”.

  3. Quais as consequências de não superarmos uma decepção?
    As consequências podem ser bem nocivas, atingindo nossa saúde emocional e mental e muitas vezes, até física. Ficar sem recursos para lidar com a frustração e a decepção pode levar ao adoecimento e à fragilidade das relações.

  4. Muitas vezes, ficamos na expectativa esperando por grandes notícias, mas não paramos de nos preocupar com a possibilidade de as coisas darem errado. Já que não podemos evitar a preocupação, como aprender a manipulá-la? É possível utilizar técnicas que diminuam seus efeitos?
    É sempre importante, na medida do possível, racionalizarmos futuros desfechos para testar na imaginação, as hipóteses. Concentrar-se na situação, nos seus detalhes, dar tempo para analisar, ponderar, refletir é uma boa estratégia para evitar uma decepção. Procure se conhecer melhor, assim como ao outro.

Dicas:

“Abaixo estão alguns passos que podem servir como prevenção de uma frustração:

  1. Escolha uma situação com potencial frustrante.
  2. Viva, sinta e pense, se concentre na situação e em seus detalhes. Visualize.
  3. Racionalize e reflita em prol de ser assertivo.
  4. Crie e teste estratégias para passar pela situação com potencial frustrante.
  5. Comunique-se da melhor forma possível. Deixe muito claro o que pensa ou espera. Busque, ao mesmo tempo, compreender o que a outra pessoa sente, pensa e entende sobre o mesmo assunto.
  6. Escolha, decida o caminho a seguir.
  7. Tenha um plano B, caso sua primeira escolha não atinja o resultado esperado.”fonte: Foz, A. Frustração: como treinar suas competências emocionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional- Ed. Benvirá, 2019.

As formas de lidar melhor com a decepção são praticamente as mesmas de lidar com a frustração.

Para se aprofundar no tema, indico livro mencionado no texto, que segue abaixo, junto com o link para compra: 

Frustração: Como treinar suas competências emocionais para enfrentar os desafios da vida pessoal e profissional.
Autora: Adriana Fóz. Editora Benvirá, 2019.

https://amzn.to/31q6Xj0