Jornada

Neuromitos & fatos
na educação

  • COMO FUNCIONA?
    5ª, 6ª e sábados, aqui neste canal, teremos vídeos com participação dos principais neurocientistas.
  • A NEURO-CONVERSA
    Na 3ª seguinte a divulgação dos videos da semana, teremos uma reunião, via Zoom e vamos debater o tema com os palestrantes, com a sua interação.
    Será enviado um email, no dia do NEURO-CONVERSA, com as informações para participar.

RESUMINDO: Primeiro voce assiste aos videos para se neuroconectar com a gente e com o tema, depois na 3ª, voce participa do NEURO-CONVERSA.

DICA –  Se preferir, você poderá enviar sua dúvida por email e os palestrantes responderão ao vivo.
email: amanda@neuroconecte.com.br

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NEURO-CONVERSA

TEMA: Alfabetização Digital e Competência em Leitura: o que é fato e o que é fake?

 

CONVIDADOS ESPECIAIS:

  • Fernando Capovilla
  • Alexandre Le V. Sayad
  • Ana Luiza Navas

Educador Convidado:

  • César Callegari

NEUROCONVERSA – 20/04 as 19:00h => neuro-conversa AO VIVO, conduzida por Adriana Fóz, com os neurocientistas Ana Luiza e Alexandre e o educador e sociologo convidado, César Callegari.


Alexandre Le Voci Sayad 
Jornalista e educador, diretor da ZeitGeist e co-chairman da aliança internacional da UNESCO em educação midiática, a UNESCO MIL Alliance. É colunista de A Gazeta do Povo e da Revista Educação, e autor do livro “Idade Mídia – A Comunicação Reinventada na Escola”, entre outros. É apresentador do programa “Idade Mídia”, no Canal Futura, e do canal MídiaMundo no Youtube. É membro do conselho consultivo do programa Educamídia e do conselho científico da revista acadêmica Comunicar (Universidad de Huelva, Espanha). É também pesquisador em Inteligência Artificial e Ética da PUC-SP.

Ana Luiza Navas
Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Psicolinguística – University of Connecticut. Pós-doutorado em Linguística, IEL, UNICAMP. Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação.

Fernando Capovilla 
PhD, Psicólogo e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (UnB, 1984), PhD em Psicologia Experimental Humana (Temple University of Philadelphia, 1989), Livre Docente em Neuropsicologia Clínica (Universidade de São Paulo, 2001), Professor Titular da Universidade de São Paulo.

Cesar Callegari
Sociólogo, educador e consultor educacional. Foi Secretário de Educação Básica do MEC, Secretário de Educação do Município de São Paulo e membro do Conselho Nacional de Educação onde presidiu a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular.
Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada-IBSA – www.ibsa.org.br

ARTIGOS PARA APROFUNDAR NO TEMA:

Alexandre Le Voci Sayad:

Livros:

  • Tecnologias da Inteligência, Pierre Levy
  • Cibercultura, Pierre Levy
  • Idade Mídia, Alexandre Le Voci Sayad
  • Cultura da Convergência, Henry Jenkins
  • Tecnologia digital não é ferramenta, mas linguagem  – Revista Educação

https://revistaeducacao.com.br/2021/02/09/tecnologia-digital-linguagem/

Programas:

Fernando Capovilla:

Capovilla, F. C. (2015). Nossa Língua Portuguesa: Como avaliar o grau de cifrabilidade de qualquer palavra falada e o grau de decifrabilidade de qualquer palavra escrita nas normas lusitana e brasileira. Em R. S. Pereira (Org.), Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem (pp. 481-503). Viseu, Portugal: Editora QualConsoante. ISBN: 978-989-99420-0-4.

Capovilla, F. C. (2015). Paradigma matricial de linguagem oral, escrita e de sinais: taxonomia e sistema de variáveis para tratamento conceitual, experimental e estatístico. Em F. H. Santos; V. Andrade; O. Bueno (Orgs). Neuropsicologia hoje (2ª ed., pp. 91-97). Porto Alegre, RS: Artmed Editora. (ISBN: 978-85-8271-220-7).

Capovilla, F. C. (2015). Paradigma neuropsicolinguístico para refundação conceitual e metodológica da linguagem falada, escrita e de sinais para alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, surdos e surdocegos Em: F. C. Capovilla; W. D. Raphael; A. C. Mauricio (Orgs.), Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas, Volume 1: Sinais de A a H (3ª ed., Vol. 1, pp. 73-156). São Paulo, SP: Edusp. (ISBN: 978-85-314-1433-6)..

Capovilla, F. C.; Marins, K. C.; Jacote, A.; Damazio, M.; Graton-Santos, L. E. (2015). (De)Cifrando o Português na Nova Ortografia: Parâmetros de dificuldade de leitura e de escrita sob ditado na fase alfabética. Em: F. C. Capovilla; W. D. Raphael; A. C. Mauricio (Orgs.), Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas, Volume 1: Sinais de A a H (3ª ed., Vol. 1, pp. 157-166). São Paulo, SP: Edusp. (ISBN: 978-85-314-1433-6)..

Capovilla, F. C.; Casado, K. (2014). Quebrando o código do português brasileiro: Como calcular a cifrabilidade de qualquer palavra falada e a decifrabilidade de qualquer palavra escrita. São Paulo: Memnon Edições Científicas.

Capovilla, F. C.; Graton-Santos, L. E. (2013). Compreensão da fala: Relações entre audição e leitura orofacial, elucidadas por fluxograma de processamento de informação AcusticoFonÊmica e OptoLalÊmica. Em F. C.

Capovilla; W. D. Raphael; A. C. Mauricio (Orgs.), Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas, 3a. edição, Volume 1: Sinais de A a H (3ª ed., Vol. 1, pp. 229-233). São Paulo, SP: Edusp. (ISBN: 978-85-314-1433-6).

Seabra, A. G.; Capovilla, F. C. (2012). Alfabetização: Método fônico (6a. ed.). São Paulo, SP: Memnon.

Ana Luiza Navas:

Buchweitz Augusto. Language and reading development in the brain today: neuromarkers and the case for prediction. J. Pediatr. (Rio J.)  [Internet]. 2016  June [cited  2021  Apr  15] ;  92( 3 Suppl 1 ): 8-13. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572016000400008&lng=en.  https://doi.org/10.1016/j.jped.2016.01.005.

Navas, Ana Luiza Gomes Pinto, Pinto Joana Cecilia Baptista Ramalho, Dellisa Paula Roberta Rocha. Avanços no conhecimento do processamento da fluência em leitura: da palavra ao texto. Rev. soc. bras. fonoaudiol.  [Internet]. 2009  [cited  2021  Apr  15] ;  14( 4 ): 553-559. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000400021&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000400021.

Cardoso-Martins, Cláudia, & Navas, Ana Luiza. (2016). O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: um estudo longitudinal. Educar em Revista, (62), 17-32. https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.48307

 

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