Jornada

Neuromitos & fatos
na educação

  • COMO FUNCIONA?
    5ª, 6ª e sábados, aqui neste canal, teremos vídeos com participação dos principais neurocientistas.
  • A NEURO-CONVERSA
    Na 3ª seguinte a divulgação dos videos da semana, teremos uma reunião, via Zoom e vamos debater o tema com os palestrantes, com a sua interação.
    Será enviado um email, no dia do NEURO-CONVERSA, com as informações para participar.

RESUMINDO: Primeiro você assiste aos vídeos para se neuroconectar com a gente e com o tema, depois na 3ª, você participa da NEURO-CONVERSA.

DICA –  Se preferir, você poderá enviar sua dúvida por email e os palestrantes responderão ao vivo.
email: amanda@neuroconecte.com.br

CADASTRE-SE

É necessário se inscrever para receber o convite e interagir, ao vivo.

Cadastro
NEURO-CONVERSA

[mc4wp_form id=”6363″]

Tópico da semana: Os efeitos do sono e drogas na aprendizagem: o que é fato e o que é fake.

Convidados especiais:
* Fernando Louzada
* Sandra Scivoletto

vídeo 01 = 29/04 – Fernando Louzada 
vídeo 02 = 30/04 – Fernando Louzada parte 2
vídeo 03 = 01/05 – Sandra Scivoletto

*Educadora Convidada: Michele Nepomuceno

NEUROCONVERSA AO VIVO
com Fernando Louzada, Sandra Scivoletto e Adriana Fóz 
04/05 às 19:00h

___________________________________________________________________________________________________________

Fernando Louzada

Doutor em Neurociências. Prof. titular do Depto de Fisiologia da UFPR.

Possui mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (2006). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná. É coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR, que têm como principal objetivo o estudo das relações entre sono, aprendizagem e desempenho escolar. É membro-institucional da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).


Sandra Scivoletto

Profa Chefe Ambulatorio de Adolescentes do HC-FMUSP

Formada pela Faculdade de Medicina da USP e Doutorado também pela Faculdade de Medicina da USP com o tema “Perfil do Adolescente Usuário de Drogas no Brasil e a Efetividade de Tratamento”.

– Professora Assistente de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.
– Professora de pós-graduação no Departamento de Fisiopatologia Experimental da FMUSP na área de psiquiatria infantil e dependência química.
– Coordenadora da Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
– Chefe do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
– Chefe do Ambulatório de Adolescentes do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
– Coordenadora do Programa Equilibrio, projeto da Faculdade de Medicina da USP que atende crianças e adolescentes vitimas de maus tratos e ganhou o Prêmio Saude Abril em 2014.

Tem mais de 90 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.
É autora de 72 capítulos em livros e publicou dois livros sobre adolescentes, uso de drogas e saúde mental do jovem.


 

Michele Nepomuceno

Pedagoga

Coordenadora do Programa Conviva SP

 

 

 

 

 

 

______________________________________________________________________________________________________________

Artigos para aprofundar o tema:

F. Louzada artigo – O IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFaNCIA SOBRE A APRENDIZAGEM (1)

artigo 1 Sandra S – Impact of adolescent alcohol and drug use on neuropsychological functioning in young adulthood – 10-year outcomes

artigo 2 Sandra S – Is the Adolescent Brain at Greater Vulnerability to the Effects of Cannabis – fpsyt-11-00859

artigo 3 Sandra S – Impact of adolescent marijuana use on intelligence PNAS-2016-Jackson-E5

artigo 4 Sandra S – jamapsychiatry.2013.651 Effectiveness of a Selective, Personality-Targeted Prevention Program for Adolescent Alcohol Use and Misuse

 

 

Semanas Anteriores

Para acessar as semanas anteriores, assistir as Neuroconversas e ter acesso aos materiais extras, preencha os campos ao lado.

Acompanhe pelas redes sociais