PALESTRAS PARA EDUCADORES E PARA A FAMÍLIA

PARA EDUCADORES

Comportamentos desafiadores na sala de aula

Reflexão sobre alguns comportamentos que podem se apresentar como um desafio ao educador em sala de aula, bem como apresentar estratégias de manejo à partir de uma abordagem temática na perspectiva inclusiva interligada às áreas da Educação, Saúde Mental e Neurociência.

Competências Gerais da BNCC – o socioemocional no currículo

A partir de uma visita aos principais referenciais teóricos das Competências  Socioemocionais e na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano,  serão apresentadas possibilidades e modelos de trabalho pedagógico,  integrando as atividades curriculares das diferentes disciplinas às Competências e Habilidades Socioemocionais.

Vulnerabilidade – a coragem de ser imperfeito em tempos de acesso à informação

O medo e a vulnerabilidade são emoções e sentimentos poderosos. Estar diante de desafios e não ter medo de mostrar dificuldades, fraquezas, imperfeições e a própria vulnerabilidade nos faz mais fortes, ousados e amplia nossas capacidades. Mas como ser vulnerável se diariamente recebemos mensagens e imagens nos dizendo quem e como devemos ser?

Autoridade em sala de aula – a construção pelo professor

As mudanças nas instituições nas últimas décadas fizeram com que as relações passassem a ser mais horizontais e a autoridade do professor não fosse mais dada a priori. Serão trazidas reflexões sobre os caminhos para a construção intencional da autoridade pelo professor em sala de aula.

A Plasticidade cerebral e a aprendizagem: evidências e reflexões

Sensibiliza o educador para aspectos práticos do cérebro que aprende.

A autorregulação e o desempenho acadêmico: como a escola pode estimular no aluno a capacidade de regular suas emoções, pensamentos e motivação

Traz a importância das habilidades de autorregulação para a melhora da aprendizagem e de outros aspectos importantes para o desenvolvimento infantil saudável.

A frustração e a ansiedade: mecanismos neurais e seu potencial para a aprendizagem dos alunos

Discutir o que é frustração e ansiedade, seu funcionamento no cérebro, seu papel no desenvolvimento de habilidades fundamentais e como os educadores podem fortalecer a capacidade de crianças e adolescentes de lidar com estes aspectos.

Espaço ao contraditório: o impacto neural das atividades de comunicação

Amplia a compreensão sobre as habilidades cognitivas que podem ser desenvolvidas com as atividades de escuta, empatia e argumentação, essenciais em um mundo onde é necessário lidar com a diversidade de ideias.

PARA A FAMÍLIA

Os estilos de parentalidade e o desenvolvimento infantil

A partir de pesquisas sobre diferentes modos de exercer a autoridade parental, conhecer o que as pesquisas trazem sobre os impactos dos estilos de parentalidade no desenvolvimento infantil.

O papel da frustração para crianças e adolescentes

Discutir o que é frustração, seu papel no desenvolvimento de habilidades fundamentais e como a família pode fortalecer a capacidade de seus filhos de lidar com este aspecto.

Impactos da tecnologia na infância e adolescência

O objetivo desta palestra é apresentar dados de estudos recentes sobre como os equipamentos e as mídias digitais podem afetar a socialização, a saúde e quais as orientações para um uso seguro.

Como o cérebro aprende: da infância à adolescência

Evidências científicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Compreendendo como a experiência transforma o cérebro (neuroplasticidade).

Lidando com a ansiedade e frustração dos filhos “digitais”

Como a Neurociência explica estes estados emocionais e quais estratégias para ajudar crianças e adolescentes a aprender com elas.

Entender para educar: o comportamento e as emoções do adolescente

As características únicas desta fase da vida, especificidades do cérebro do adolescente e seus potenciais e vulnerabilidades.