O que são períodos sensíveis janelas de oportunidade ?

Lembrando mais uma vez da metáfora da pedra esculpida, todo processo de “lapidação” tem suas fases. Segundo Jean Piaget, são 4 as fases do desenvolvimento cognitivo (mencionadas anteriormente). Cada fase corresponde a um processo maturacional, ou ainda, a uma nova configuração da pedra “lapidada”, ou ainda, da arquitetura neuronal.

períodos sensíveis e as janelas de oportunidadeRetomando o exemplo dado, um bebê não consegue ler do mesmo jeito que uma criança de 2 anos não consegue enfiar uma linha na agulha, pelo menos por enquanto…é que cabe aos educadores o papel de orientar a relação entre conteúdo e continente, assessorar a relação entre o que está aquém ou além do desenvolvimento do aprendiz e promover uma relação harmônica e desafiadora entre o objeto a ser apreendido e as habilidades coletivas e individuais.

Vale diferenciar o que são os períodos sensíveis e as janelas de oportunidade do cérebro. Os primeiros correspondem as fases de maior competência do cérebro para o aprendizado de algumas funções e habilidades. Já as janelas de oportunidade, como toda janela – abre e fecha. A competência visual tem data para acontecer. Se não estimularmos esta função, se por exemplo, uma criança não receber estímulo visual ficará com graves comprometimentos e até pode vir a não enxergar.


Cadastre-se para ter acesso a informações sobre :
SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO,
NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL,
EDUCAÇÃO EMOCIONAL