NEUROCONECTE

Atuação

A partir dos conhecimentos em Neurociência, nossa ação se traduz em ações formativas, como palestras, cursos e desenvolvimento de materiais diversos.

As ações são ajustadas às necessidades da instituição e do perfil da equipe de educadores, estabelecendo-se objetivos que impactem a prática educacional.

NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL

Compreender melhor o funcionamento dos principais mecanismos cognitivos relacionados à aprendizagem para otimizar a prática pedagógica e potencializar a ação educativa.

• Como o cérebro aprende: mitos e evidências
• A memória e a aprendizagem: conhecer os diferentes tipos de memória, seus mecanismos e como transformar os conteúdos das memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.
• As dinâmicas da atenção: entender o sistema da atenção, seus diferentes aspectos e como potencializá-la em prol da aprendizagem.
• A compreensão das Funções Executivas: apreender suas especificidades e seu papel essencial nos processos cognitivos, no planejamento e na organização das ações.
• Genética x ambiente: revendo e atualizando concepções sobre a aprendizagem à luz da Neurociência.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Conhecer os mecanismos emocionais e seus impactos na racionalidade, aprendizagem e na saúde, assim como aprimorar habilidades para fazer das emoções aliadas na educação e na vida.

• Das emoções ao estresse: entendendo como acontecem no cérebro, afetam o corpo e sua relação com o bem estar.
• Emociono-me, logo aprendo: conhecendo para lidar melhor com a raiva, o medo, a tristeza
• Geração digital da impaciência: ampliando recursos para manejar a ansiedade e a frustração
• Como implementar conhecimentos sobre as emoções no ensino: potencializando emoções agradáveis, desenvolvendo o autoconhecimento e estratégias para lidar com as emoções do outro

SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO

Compreender o que é a mente e sua relação com o cérebro. Entender os conceitos atuais e os limiares entre a saúde mental e o transtorno, ampliando o conhecimento sobre transtornos mais comuns, sinais de alerta e sobre o papel das instituições educacionais na promoção da saúde mental.

  • Mente, cérebro e cognição: compreendendo os diferentes âmbitos e suas relações
  • Saúde mental x Transtorno mental: derrubando mitos e atualizando concepções
  • O papel da escola e do educador: entendendo a relevância da promoção da saúde mental na escola
  • Sinais de alerta: conhecendo e lidando com comportamentos que indiquem sofrimento psíquico
  • A parceria da escola com a área da saúde: delimitando as atuações e somando esforços
  • As fronteiras entre transtorno mental e transtorno de aprendizagem

CADASTRO

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